Navegando por Autor "Sousa, Pedro Henrique Rodrigues de"
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Item A influência da liderança no desenvolvimento da cultura de segurança em empreiteiras mecânicas do agronegócio(Centro Universitário Alves Faria, 2024) Friske, Davi; Sousa, Pedro Henrique Rodrigues deA presente pesquisa busca avaliar o impacto das ações da gestão no desenvolvimento de uma cultura de segurança em diferentes níveis hierárquicos, sendo esta a lacuna de pesquisa que será explorada. Têm-se como objetivo principal, verificar a influência da liderança no desenvolvimento da cultura de segurança em empreiteiras mecânicas do agronegócio. A abordagem dos conceitos e premissas da gestão de pessoas, cultura organizacional e cultura de segurança constituí a fundamentação teórica, sendo possível caracterizar a metodologia como sendo uma pesquisa quantitativa explicativa, com a coleta de dados do tipo survey se dando através da aplicação de um formulário validado direcionado às empresas do segmento, com técnicas de análise dos resultados coletados em campo sendo baseadas nos modelos da Estatística Descritiva e a ANOVA. A apresentação dos resultados e discussões se desenrola visando responder os objetivos específicos, onde é avaliado o impacto da liderança no desenvolvimento da cultura de segurança por região geográfica, tempo de empresa, faixa etária, escolaridade e quantidade de treinamentos recebidos no último ano relacionados ao tema de segurança, sendo observado que a experiência na empresa, níveis mais elevados de educação e um maior número de treinamentos em segurança estão positivamente correlacionados com uma melhor percepção da cultura de segurança, enquanto diferenças regionais e a idade dos líderes não apresentam impacto significativo. Na conclusão é apresentado um apanhado geral dos conceitos apresentados, bem como a verificação de eficácia dos resultados no atingimento do objetivo geral da pesquisa, sendo enfatizado a importância de uma liderança que integre bemestar e desenvolvimento contínuo, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro.Item Análise dos procedimentos de mensuração de desempenho do teletrabalho utilizados no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás(Centro Universitário Alves Faria, 2024) Siqueira, Carla Soares; Sousa, Pedro Henrique Rodrigues deA presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os procedimentos de mensuração de desempenho parcial no teletrabalho utilizadas no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A pesquisa identificou como problema: Quais as formas de mensuração de desempenho do teletrabalho no judiciário goiano? A pesquisa no primeiro momento foi com a abordagem de pesquisa bibliométrica para identificar como tem sido estudado os procedimentos de mensuração do teletrabalho. A coleta de dados compreendeu a produção acadêmica do período de 2018 a 2023. Justifica-se esse período pela tentativa de analisar as tendências no campo de estudo do teletrabalho. Na presente bibliometria foram considerados artigos teóricos e teórico-empíricos. O método aplicado para o desenvolvimento da coleta de dados em campo, foi a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, obtendo a coleta de dados utilizando as técnicas de entrevistas semiestruturadas com 11 servidores do TJGO. O tempo de atuação na modalidade de teletrabalho foi em média 3,4 anos e a idade dos participantes variou entre 32 e 54 anos (idade média 42). Os achados do estudo, revelaram que, dos 11 servidores, um relatou ter tido treinamento prévio para atuação no teletrabalho, portanto, mesmo sem treinamentos e com um sistema que apresenta instabilidades, os servidores possuem habilidades compatíveis para desempenhas suas funções, possuem responsabilidade e buscam mesmo com a rotina do teletrabalho, alcançarem as metas estipuladas pela chefia e o próprio PROJUDI. Os resultados alcançados no TJGO destacam diversos benefícios, no entanto, também evidenciam uma série de obstáculos que impactam o poder judiciário, a comunidade e o bem-estar dos servidores, como por exemplo, existem metas para todos os servidores, porém, não tem nenhuma forma de controle relacionado a horas de trabalho, apenas entregar os resultados, portanto, não há que se falar em mensuração da produtividade no desempenho individual atualmente no TJGO.Item Atuação do gestor sobre a efetividade do processo de avaliação de desempenho em empresa pública de comunicação(Centro Universitário Alves Faria, 2023) Brandão, André Luiz Albernaz; Sousa, Pedro Henrique Rodrigues deO estudo em destaque tem o objetivo de mensurar a visão e atuação dos gestores no sistema de avaliação de desempenho de profissionais em empresas públicas de comunicação, aplicando a EBC - Empresa Brasil de Comunicação, como laboratório para análise da experiência dos líderes para atuar no processo avaliatório. A pesquisa fundamenta-se pela relevância estratégica da ferramenta avaliação de desempenho em qualquer instituição. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva no que se refere aos seus objetivos e quantitativa no que tange ao método de abordagem. A metodologia aplicada é a coleta de dados que se constituiu em uma enumeração com a realização de um questionário aos profissionais que exercem liderança nas atividades administrativas e finalística de uma empresa pública de comunicação. O estudo avaliou o impacto da atuação dos gestores sobre a efetividade do processo de avaliação de desempenho em uma empresa pública de comunicação, qualificando as numerosas possibilidades de evolução da performance que este instrumento de avaliação de desempenho integra. A investigação aspira apreender movimentos coerentes na execução do processo de apuração do desempenho laborativo. Os resultados demonstraram que é essencial o aprimoramento do processo para maior efetividade no desempenho da performance laborativa. Contudo o estudo contribui com estudos sobre a visão e atuação dos gestores na configuração das técnicas desempenhadas e reconhecer aperfeiçoamento no desenvolvimento organizacional. Contudo, serão apurados ângulos sensíveis com propostas de ações baseada na pesquisa bibliométrica para aprimorá-las.Item Dimensões da transformação digital em micro e pequenas empresas do Distrito Federal(Centro Universitário Alves Faria, 2023) Diniz, Rogerio Alves; Sousa, Pedro Henrique Rodrigues deReúne-se neste trabalho análises acerca de métodos efetuados através de mídias digitais, estratégia digital e transformação digital e se estes resultam em modificações estratégicas corporativas. O objetivo deste trabalho consiste em identificar as dimensões da transformação digital nas micro e pequenas empresas. O tema advém da necessidade de as empresas focarem em vantagem competitiva através da estratégia e inovação tecnológica, uma vez que a tecnologia se transforma continuamente nas ambientações empresariais ao mesmo tempo que assume papel expressivo no cenário econômico. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica na qual fornece um instrumental analítico com material importante para o andamento do estudo, tendo como recurso auxiliar a identificação do problema em questão. A pesquisa descritiva serviu como apoio para a coleta de informações sobre a percepção da população de micro e pequenas empresas com relação à transformação digital e para alinhar a pergunta de pesquisa e os objetivos do estudo. O método de pesquisa condizente com este estudo foi quantitativo por meio do emprego de estatística descritiva e analítica. O procedimento de coleta de dados aconteceu por meio de questionário estruturado, destinado a micro e pequeno empresários escolhidos através de amostra entre comércio, serviços e indústrias. A análise dos dados foi dividida em duas etapas. Na primeira, a partir dos resultados da amostra, foram aplicadas estatísticas descritivas para resumir e apresentar maneira significativa a distribuição dos dados, incluindo a tendência central, dispersão e forma da distribuição para identificar os padrões e as tendências nos dados. E por último foi aplicada estatística analítica para análise de inferências sobre a população testando a significância dos resultados calculando os valores-p, para determinar se a diferença observada é estatisticamente significativa ou devido ao acaso. De forma geral como resultado da pesquisa, percebe-se que há um nível considerável de incerteza ou falta de conhecimento sobre a transformação digital, desta forma, destaca-se na pesquisa que há um número significativo de gestores que não concordam e nem discordam que a transformação digital é necessária para o sucesso da empresa. Ademais, este estudo é relevante para a academia e sociedade em geral, pois servirá como base para a elaboração de outros estudos essenciais à temática.Item Relação dos atributos pessoais na aceitação de softwares de gestão hospitalar no continente americano(Centro Universitário Alves Faria, 2024) Lopes, Davi Reis; Sousa, Pedro Henrique Rodrigues deA Tecnologia da Informação surge como um pilar para a aceleração na transformação digital, impulsionada pela pandemia da Covid-19. O uso de softwares de gestão hospitalar contribuiu de forma positiva para a qualidade da gestão, como também foi identificado que a resistência do fator humano foi um fator que deve ser considerado. Tendo em vista a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o ano 2030, assim como os oito princípios orientadores da transformação digital do setor da saúde e a revisão bibliométrica realizada, este estudo analisou em que medida os atributos pessoais – sexo, profissão, título universitário, países e estilo de vida – influenciam a aceitação de softwares de gestão hospitalar, no continente americano. Foi realizada uma pesquisa descritiva, correlacional (n=235) com a técnica survey interseccional (transversais), para coleta de dados, e o Modelo de Aceitação de Sistemas (TAM). Os resultados indicam que, nos níveis estratégico e tático, predominou o sexo masculino (70% e 56%, respectivamente), e, no nível operacional, o feminino (60%). No entanto, sexo e o título universitário não influenciaram a utilidade percebida e a facilidade percebida dos sistemas (p ≥ 0.05), enquanto a profissão, o país e o estilo de vida influenciaram a aceitação dos sistemas de gestão hospitalar (p < 0.05). Concluiu-se que há a necessidade de: reflexões e ações sobre a liderança estratégica, com oportunidades para ambos os sexos; desenvolver sistemas amigáveis com a equipe multidisciplinar, especialmente os que usarão a tecnologia; mais estudos sobre a influência do estilo de vida e a transculturalidade interpaíses na aceitação de sistemas de gestão.Item Tópicos essenciais em planejamento, marketing e logística(Centro Universitário Alves Faria, 2024) Lima, Maria Regina da Silva; Sousa, Pedro Henrique Rodrigues de; Vários autores.; .Com toda a evolução tecnológica, percebeu-se a necessidade de estudar a influência que os consumidores sofrem em relação ao poder decisório de compra na internet. Deste modo, as empresas precisam ficar sempre atentas para as reais necessidades dos consumidores, buscando sempre inovar, encantar e fidelizar clientes, através da utilização das ferramentas de estratégias do marketing como um diferencial competitivo, possibilitando alcançar os objetivos organizacionais, visto que, muitos consumidores estão tomando suas decisões de compra através das informações e opiniões que são expostos nas redes sociais. Diante deste fato, este trabalho teve como objetivo analisar quais as contribuições das estratégias de marketing digital para o melhor desempenho da atratividade de uma empresa de varejo no mercado competitivo. A metodologia utilizada na pesquisa foi: básica, quanto à finalidade; quanto ao objetivo: descritiva; quanto a abordagem do problema: qualitativa; quanto as técnicas e procedimentos utilizados: bibliografia e estudo de caso. Alguns dos resultados alcançados por meio da pesquisa foram: a principal forma de divulgação da marca são as mídias digitais, principalmente o Instagram e o Facebook Business. Os principais meios digitas utilizados pela empresa são a loja virtual, Facebook e Instagram. O gerenciamento das postagens nas redes sociais é realizado pela gerente de marketing da empresa. As estratégias existentes são posts programados, com roteiros diários, investimento em fotográfos e modelos a cada nova coleção, parcerias com outros perfis para divulgação, promoções de publicações, e a busca de patrocínios no instagram. Conclui-se que a disposição de concentração e tempo dedicados a criação de conteúdo para as plataformas digitais e as estrategias de marketing voltadas à elas possibilitou a criação de um relacionamento importante com os consumidores, a permanência do 7 engajamento, a extensão do reconhecimento da marca e principalmente o aumento nos resultados financeiros, e tudo isso com custos bem abaixo dos que são cobrados com o marketing tradicionalItem Utilizaçao do Balanced Scoreard para a execução de estratégias em empresa privada, concessionária de serviço público(Centro Universitário Alves Faria, 2014) Sousa, Pedro Henrique Rodrigues de; Bontempo, Paulo CesarO objetivo deste estudo é analisar quais contribuições a utilização do Balanced Scorecard geram para a execução de estratégias em uma empresa privada concessionário de serviço público. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, através do método estudo de caso. O presente estudo teve como questão central a seguinte pergunta problema: quais são as contribuições da utilização do Balanced Scorecard para a execução das estratégias organizacionais em uma empresa privada concessionário de serviço público? Foram feitos estudos bibliográficos a respeito de Estratégia Empresarial, Balanced Scorecard e Execução Estratégica. Foram desenvolvidas pesquisas empíricas com a utilização de questionários, formulários e observação em campo em uma organização que utiliza o método Balanced Scorecard em seu modelo de gestão. Os resultados da pesquisa apontam que o Balanced Scorecard contribui para a execução da estratégia por meio do desdobramento das estratégias em metas individuais, da vinculação das perspectivas do BSC e do Mapa Estratégico às metas individuais, do incentivo financeiro para o atingimento das metas derivadas do BSC, e da tradução da estratégia por meio da comunicação do Mapa Estratégico; porém a existência do núcleo de governança executiva e a utilização das ferramentas da qualidade são fatores necessários para a execução das estratégias na organização pesquisada.