Navegando por Autor "Silva, Nara Keilly de Camargo e"
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Item Inclusão educacional em Goiás : desafios e contribuições da formação docente para o desenvolvimento regional(Centro Universitário Alves Faria, 2024) Silva, Nara Keilly de Camargo e; Champangnatte, Dostoiewski Mariatt de OliveiraA educação inclusiva tem como meta buscar e garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes regulares. No entanto, a efetividade dessas práticas enfrenta desafios significativos, destacando a necessidade de uma formação docente adequada. A falta de preparação dos professores, infraestrutura inadequada e recursos pedagógicos limitados comprometem a implementação eficaz da inclusão. Esse cenário levanta a questão de como melhorar a formação docente para enfrentar esses desafios e promover uma educação inclusiva de qualidade. A investigação desse tema é essencial para identificar lacunas e propor soluções que possam aprimorar a educação em Goiás. A formação de professores é fundamental para a implementação de práticas inclusivas, e sua melhoria pode impactar significativamente o desenvolvimento social e econômico da região. O estudo visa investigar os desafios e contribuições da formação docente para a inclusão educacional em Goiás, analisando como essa formação pode ser aprimorada. A metodologia adotada envolve pesquisa bibliográfica e documental, utilizando fontes como livros, artigos acadêmicos, legislações e documentos oficiais sobre educação inclusiva e formação docente. Conclui-se que a formação docente desempenha um papel crucial na promoção da educação inclusiva, sendo necessária uma abordagem sistemática e contínua para garantir que os professores estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios dessa modalidade de ensino. A pesquisa evidenciou que a inadequação na formação inicial e continuada dos professores é um dos principais obstáculos para a implementação eficaz da educação inclusiva em Goiás. Além disso, a falta de infraestrutura adequada e recursos pedagógicos limitados intensificam essas dificuldades, evidenciando a necessidade de investimentos e políticas públicas voltadas para a capacitação e suporte dos educadores.