Navegando por Autor "Ribeiro, Rafaela Bueno"
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Item Políticas públicas educacionais e o lúdico na educação infantil: uma análise crítica do desenvolvimento regional do município goiano de Itapuranga.(Centro Universitário Alves Faria, 2023) Ribeiro, Rafaela Bueno; Champangnatte, Dostoiewski Mariatt de OliveiraEsta dissertação de mestrado analisa a implementação de políticas públicas de educação infantil em Itapuranga, Goiás, com um enfoque específico no uso do lúdico como recurso pedagógico e seu impacto no desenvolvimento regional. Partindo da premissa de que a educação infantil é um período crítico para o desenvolvimento humano integral e que o lúdico desempenha um papel fundamental na promoção de aprendizagem efetiva e desenvolvimento socioemocional, o estudo identifica os principais desafios e oportunidades no contexto de Itapuranga. O município tem demonstrado iniciativas positivas na integração do lúdico em sua abordagem educacional, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação infantil e impactando positivamente no desenvolvimento regional. No entanto, a pesquisa também destaca desafios persistentes, como a falta de recursos financeiros e a necessidade de formação continuada para educadores. O objetivo geral deste estudo é analisar o impacto dessas políticas no desenvolvimento regional. Para isso, os objetivos específicos incluem a análise das políticas públicas implementadas, sua contribuição para o desenvolvimento regional, e a identificação de desafios e oportunidades no uso do lúdico como recurso pedagógico. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática de literatura, abrangendo fontes acadêmicas e documentos governamentais. O estudo conclui que, apesar dos obstáculos, o caso de Itapuranga serve como um exemplo positivo e instrutivo que poderia inspirar outros municípios goianos e brasileiros. Ressalta-se a necessidade de políticas educacionais bem integradas e investimentos contínuos para superar as barreiras existentes e maximizar o potencial do lúdico como um recurso pedagógico eficaz. Esta dissertação contribui para uma compreensão mais profunda da complexa interação entre educação infantil, políticas públicas e desenvolvimento regional, e oferece recomendações para pesquisas e implementações futuras. As conclusões destacam a eficácia do lúdico e sugerem caminhos para pesquisas futuras, visando aprofundar o conhecimento nesta área vital.