Navegando por Autor "Moreira, Maria Nilva Fernandes da Silva"
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Item Cultura de paz e desenvolvimento: o ODS 16 - paz, justiça e instituições eficazes - e sua aplicação em um ambiente escolar(Centro Universitário Alves Faria, 2024) Moreira, Maria Nilva Fernandes da Silva; Souza Júnior, Edson José deO interesse pelo estudo surge diante do aumento do número de violência ocorrida em âmbito escolar, onde as denúncias de casos envolvendo violência nas escolas subiram cerca de 50% em 2023, informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). E, tanto no âmbito acadêmico quanto social, destacando o impacto da Justiça Restaurativa e suas abordagens na cultura escolar, e, ainda se encontra em conformidade com políticas públicas, como a Resolução CNJ nº 458 (BRASIL, 2022), que complementa a Resolução CNJ nº 225 (BRASIL, 2016), relacionada à Política Nacional de Justiça Restaurativa A pesquisa busca responder às seguintes perguntas problema: Como os gestores percebem as políticas públicas e suas funcionalidades na educação municipal, especialmente no enfrentamento da violência escolar e na construção de uma cultura de paz em conformidade com a Agenda 2030? De que forma a implementação da Justiça Restaurativa, através dos Círculos de Construção de Paz, pode transformar a cultura escolar, promovendo um ambiente pacífico e respeitoso, e contribuindo para o desenvolvimento regional em vista dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção dos gestores sobre o ODS 16 e suas possíveis aplicações em ambientes escolares em Goiânia-GO, a partir da implementação da Justiça Restaurativa através dos Círculos de Construção de Paz, e seu impacto na promoção de um ambiente escolar pacífico e respeitoso que contribua para o desenvolvimento regional em conformidade com a Agenda 2030 Metodologicamente, a abordagem foi quali-quantitativa, de caráter exploratório descritivo, com três modalidades complementares de pesquisas: bibliográficas, documental e de campo. Para embasar teoricamente este trabalho, serão utilizados, entre outros autores Assis; Assumpção e Yazbek (2014), Marriel (2010), Brandão (1985); Gadotti (1984); Luckesi (2001); Mészáros (1981), Pranis (2010), Zehr (2008, 2010 e 2012), referências da justiça restaurativa, círculos de construção de paz e enfrentamento da violência no ambiente escolar. Como resultado, notou-se que o projeto se encontra em fase de projeto piloto, porém, já apresenta bons resultados nas unidades estudadas. Valorizando assim os princípios do ODS 16, e gerando uma sociedade ideal e justa. Assim, é importante considerar que qualquer iniciativa que busque abordar a problemática da violência nas instituições de ensino deve levar em conta os seguintes aspectos: a) a origem da violência escolar está relacionada a conflitos entre indivíduos ou dentro das próprias instituições de ensino; b) a violência se manifesta nas interações entre os membros da comunidade escolar - estudantes, professores, diretores, funcionários, pais -, assim como nas relações com a comunidade externa à escola (agentes externos de violência); c) a violência pode se manifestar desde agressões graves até infrações às regras disciplinares, passando por comportamentos considerados incivilizados ou bullying; d) a violência muitas vezes está associada a questões coletivas que refletem determinantes sociais, econômicos, políticos e culturais.