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Navegando por Autor "Barbosa, Tatiana Regina Leandra"

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    Relações entra a evasão escolar e a desigualdade social em uma escola pública de Goiânia
    (Centro Universitário Alves Faria, 2023) Barbosa, Tatiana Regina Leandra; Oliveira, Guilherme Resende
    A educação tem uma contribuição relevante para a redução da pobreza da população. É através dela que se aumenta a capacidade e as oportunidades das pessoas, ajudando-as a ampliar possibilidades de crescimento pessoal e socioeconômico. Também é uma porta de conhecimento que alimenta a ideia de uma região desenvolvida, mas para ocorrer esse desenvolvimento é necessário que se ofereça uma educação de qualidade, na qual investimentos e políticas públicas educacionais eficientes se fazem necessários para a efetivação desse propósito. Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a relação entre a evasão escolar e a desigualdade social em uma escola pública estadual do Município de Goiânia e suas interseções com o desenvolvimento regional. Teve como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Qual é a relação entre a evasão escolar e a desigualdade social em uma escola pública estadual de Ensino Médio de Goiânia? O levantamento bibliográfico inicial considerou as análises de Ferreira e Oliveira (2020) sobre as consequências da evasão escolar no Ensino Médio; a discussão sobre a relação entre pobreza e evasão escolar em Rosa e Silva (2021); os dados do IBGE (2021) sobre a evasão escolar; o Plano Estadual de Educação de Goiás (2015-2025); além dos estudos de casos sobre as causas da evasão escolar de Santos, Romão e Batista (2020) e de Senna, Souza e Vogel (2021). A metodologia contou com um levantamento de campo de natureza qualitativa, com questionários com alunos frequentes e evadidos, professores e equipe gestora da escola onde foi realizada a pesquisa. Foi observado diante dos resultados que para os professores, os motivos que mais levam os estudantes a abandonarem os estudos são a necessidade de trabalhar; o desinteresse pelas aulas; a desmotivação; a dificuldade de aprendizagem; a falta de apoio familiar e a gravidez na adolescência. Foi destacado também que os alunos que evadiram em sua maioria eram do sexo masculino, 83,3% possuíam vínculo empregatício; e os motivos elencados ao saírem da escola foram: 50% dos estudantes alegaram o desinteresse em relação aos conteúdos ministrados pelo professor na sala de aula, 33,3% citaram questões financeiras e a necessidade de trabalho e 16,7% mencionaram a gravidez na adolescência.

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