
"O Repositorio Institucional da ALFA EDUCAÇÃO tem como missão central armazenar, preservar e difundir o conhecimento científico e acadêmico em consonância com os princípios da Ciência Aberta. Este Repositório disponibiliza Livros, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações, Teses, Periódicos e Artigos Científicos."
Communities in DSpace
Select a community to browse its collections.
Recent Submissions
Desenvolvimento e cultura: um estudo sobre o fundo de arte e cultura de Goiás
(Centro Universitário Alves Faria, 2024)
Os espaços de convivência são locais viáveis para possibilitar o contato dos indivíduos com seus referenciais culturais, com as expressões culturais e essas possibilidades não devem ser restritas para uma minoria, por isso os incentivos públicos são fator primordial para transformar o patrimônio histórico e cultural em valores acessíveis e referenciais para a sociedade. A viabilização de projetos culturais é uma forma de proporcionar a todos os indivíduos um vínculo simbólico que torna possível o reconhecimento de uma identidade cultural. O fomento de políticas públicas culturais favorece a geração de trabalho e renda, fortalece a cultura local, amplia espaços e projetos culturais e, com isso gera oportunidades para a população de uma determinada região. Desta maneira, o presente trabalho pretende analisar questões pertinentes ao assunto, tais como qual a relação entre o acesso à cultura e desenvolvimento? Qual o papel dos projetos socioculturais como agentes nesse processo? Assim, o objetivo geral do trabalho é analisar o fomento à cultura no estado de Goiás para discutir a relação entre cultura e desenvolvimento. Os objetivos específicos se apresentam como: 1. Realizar um estudo acerca da importância da cultura como um fator relacionado ao desenvolvimento; 2. Analisar qual o papel dos projetos socioculturais como agentes no processo de desenvolvimento; e 3. Analisar as principais temáticas abordadas pelos projetos culturais aprovados em editais estaduais em Goiás, especialmente considerando dados e editais publicados no Fundo de Arte e Cultura de Goiás - FAC em seu endereço virtual, período de 2016 a 2023. Por isso, a proposta principal desta dissertação é viabilizar uma discussão sobre a temática do desenvolvimento e realizar um estudo acerca da importância da cultura como um fator relacionado ao desenvolvimento. Para tanto será realizado um trabalho cuja metodologia se apresenta como qualitativa, pois realizará uma discussão com referências teóricas que busquem analisar a cultura, como um fator educacional e de inclusão e como uma possibilidade de desenvolvimento. A revisão abordará os principais conceitos e temas: referencial teórico sobre o termo Desenvolvimento e sua relação com a cultura, bem como a importância da cultura para o desenvolvimento; referencial teórico sobre Políticas Públicas para Cultura; e, por fim serão realizados levantamentos de dados e documentos relacionados aos projetos de incentivo à cultura no estado de Goiás, vinculados ao site da FAC (Fundo de Arte e Cultura de Goiás), no período de 2016 a 2023; bem como serão discutidos temas dos projetos aprovados e sua possível ou não relação com aspectos da cultura e história goiana. Os dados finais levantados apontam para a publicação e aprovação de mais de 1000 editais pelo Fundo em questão, demonstram que os perfis analisados apontam para uma tendência de maiores investimentos nas modalidades artísticas voltadas para as artes visuais, música e dança, além de uma propensão de investimentos de recursos em maior escala nas regiões centralizadas do estado de Goiás. A partir dos resultados foram analisados os esforços das políticas públicas goianas no fomento à cultura.
O mínimo existencial à moradia e a importância da sua regulação econômica na busca do desenvolvimento
(Centro Universitário Alves Faria, 2025)
A pesquisa investiga se o programa habitacional "Pra Ter Onde Morar", implementado pelo Governo de Goiás está em conformidade com o vetor do mínimo existencial aplicável à ordem econômica, garantindo o direito à moradia e promovendo desenvolvimento social e redução das desigualdades regionais. O objetivo principal é avaliar a adequação do programa aos princípios que regem a ordem econômica, com base em uma análise bibliográfica e documental, incluindo dados do IBGE e AGEHAB. A metodologia consiste em estudo documental, centrado em projetos e relatórios do Governo de Goiás, bem como normativas nacionais. Após a conceituação de termos básicos, buscou-se identificar o direito à moradia no contexto nacional, antes de discutir as políticas habitacionais em Goiás. As conclusões indicam que, embora o programa atenda majoritariamente às exigências constitucionais, há possíveis falhas no cadastramento e monitoramento de beneficiários, além de exclusão de grupos intermediários de renda. Apesar disso, o programa apresenta efetividade no que se propõe, principalmente por sua capilaridade, transparência e gestão participativa. A pesquisa sugere melhorias no controle de seleção de beneficiários, que é feita a partir do cadastro CadÚnico, e integração com outras políticas sociais.
Políticas públicas educacionais e a promoção da escrita com e para crianças de 4 e 5 anos: impactos no desenvolvimento regional no município de Goiânia - Goiás
(Centro Universitário Alves Faria, 2024)
Esta dissertação de mestrado analisa a relação entre as políticas públicas educacionais, as práticas de aprendizagem relacionadas à escrita oferecidas para crianças de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Educação de Goiânia, em Goiás, e o impacto dessas ações no desenvolvimento regional. Compreendendo a Educação Infantil como uma fase decisiva para o desenvolvimento humano e destacando a escrita como habilidade essencial para a promoção cognitiva, linguística e social da criança. A investigação examina os principais desafios e oportunidades no contexto do município. A metodologia utilizada foi de natureza descritiva, combinando análise de documentos oficiais, legislações pertinentes e revisão sistemática de literatura e fontes acadêmicas. A pesquisa evidenciou que a implementação eficaz dessas políticas pode contribuir para favorecer a cultura do escrito frequentemente negligenciada nessa fase educacional, além de propiciar o desenvolvimento regional, formando cidadãos mais críticos e engajados. Apesar das adversidades enfrentadas, a experiência de Goiânia se apresenta como um exemplo promissor e significativo, capaz de inspirar outros municípios tanto em Goiás quanto em todo o Brasil. O estudo enfatiza a importância de políticas educacionais bem articuladas e de investimentos constantes para superar as barreiras existentes e promover a cultura do escrito na primeira etapa da Educação Básica. A dissertação defende que as políticas públicas devem ser continuamente aprimoradas para garantir que a escrita seja uma prática social relevante e integrada ao cotidiano escolar na Educação Infantil e propõem direções para implementações e investigações futuras. Os dados apresentados demonstraram que a implementação de práticas pedagógicas voltadas para a escrita não apenas favorece o desenvolvimento integral das crianças, mas também contribui para o fortalecimento do desenvolvimento regional, seja através de uma progressiva aliança entre economia e Educação Infantil como estratégia de investimento no capital humano ou de retorno financeiro imediato através do ICMS Educacional.
3ª Unidade de Processamento Jurisdicional: contribuições do Tribunal de Justiça de Goiás TJGO à agenda 2030
(Centro Universitário Alves Faria, 2025)
Este estudo desenvolveu-se sob o intuito de analisar as contribuições do Tribunal de Justiça de Goiás – TJGO à Agenda 2030, a partir da implementação da 3ª Unidade de Processamento Jurisdicional – UPJ nas Varas Cíveis na Comarca de Goiânia e sua relação com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, no que tange a eficácia institucional à promoção da paz e da Justiça para todos, assim como de sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. Neste sentido os estudos desenvolveram-se sob o viés bibliográfico e documental em publicações e documentos relacionados à Agenda 2030 e à 3ªUPJ – Goiânia com ênfase na regulamentação e na funcionalidade para fins de análise a eficiência no que se refere ao acesso e à celeridade/morosidade. Como recorte temporal tem-se o período compreendido entre março/2023 e março/2024, como mecanismo de sistematização à leitura dos dados coletados, a utilização do Power BI cujas análises de conteúdo ocorreram a partir das orientações metodológicas de Bardin (2011). O estudo identificou que a implementação da 3ª UPJ contribuiu para a redução no congestionamento e no acervo quantitativo dos processos de cada Vara integrante da Unidade, assim como à expressiva melhoria nos índices de atendimento das demandas, contribuindo diretamente para o acesso à justiça, promoção da paz e da Justiça e, consequentemente, - embora em proporções distintas - para o desenvolvimento local, regional, nacional e global.
Inclusão educacional em Goiás : desafios e contribuições da formação docente para o desenvolvimento regional
(Centro Universitário Alves Faria, 2024)
A educação inclusiva tem como meta buscar e garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso a uma educação de qualidade em ambientes regulares. No entanto, a efetividade dessas práticas enfrenta desafios significativos, destacando a necessidade de uma formação docente adequada. A falta de preparação dos professores, infraestrutura inadequada e recursos pedagógicos limitados comprometem a implementação eficaz da inclusão. Esse cenário levanta a questão de como melhorar a formação docente para enfrentar esses desafios e promover uma educação inclusiva de qualidade. A investigação desse tema é essencial para identificar lacunas e propor soluções que possam aprimorar a educação em Goiás. A formação de professores é fundamental para a implementação de práticas inclusivas, e sua melhoria pode impactar significativamente o desenvolvimento social e econômico da região. O estudo visa investigar os desafios e contribuições da formação docente para a inclusão educacional em Goiás, analisando como essa formação pode ser aprimorada. A metodologia adotada envolve pesquisa bibliográfica e documental, utilizando fontes como livros, artigos acadêmicos, legislações e documentos oficiais sobre educação inclusiva e formação docente. Conclui-se que a formação docente desempenha um papel crucial na promoção da educação inclusiva, sendo necessária uma abordagem sistemática e contínua para garantir que os professores estejam devidamente preparados para enfrentar os desafios dessa modalidade de ensino. A pesquisa evidenciou que a inadequação na formação inicial e continuada dos professores é um dos principais obstáculos para a implementação eficaz da educação inclusiva em Goiás. Além disso, a falta de infraestrutura adequada e recursos pedagógicos limitados intensificam essas dificuldades, evidenciando a necessidade de investimentos e políticas públicas voltadas para a capacitação e suporte dos educadores.